Diagnósticos

Neuropróteses


Período 2012-2015

Relacionadas às disciplinas da neurociência e engenharia biomédica, próteses neurais são uma série de dispositivos desenvolvidos para substituir uma modalidade motora, sensorial ou cognitiva danificada por doença ou acidente. Estas se diferenciam das próteses motoras comuns devido a dois fatores: o controle a partir de sinais neurais, e a possibilidade de feedback sensorial de volta para o cérebro. Além de tomar o lugar das extremidades, as neuropróteses podem também ser internas e controlar os sinais neurais relacionados a doenças como Alzheimer ou depressão clínica.


Retina artificial

O implante de retina artificial funciona com uma microcâmera de vídeo e um transmissor (instalados em um par de óculos) e um pequeno computador wireless.

Saiba mais

Telas embutidas na pele

Ainda hipotéticas, as telas embutidas na pele são baseadas na possibilidade do corpo humano gerar energia elétrica por meio da glicose e do oxigênio presentes no sangue.

Saiba mais

Telas retinais

O display virtual de retina, também conhecido como projetor retinal, é uma tecnologia (em fase inicial de testes) que cria um display diretamente na retina do olho humano.

Saiba mais